portugues english
Login: Senha:
AZUL
MÉTODOS DE PERFILAGEM GEOFÍSICA DE POÇOS
GEOFÍSICA DE POÇO - PERFILAGEM DE POÇOS

A Perfilagem Geofísica de Poço é um método capaz de gerar perfis verticais integrando vários métodos geofísicos em um mesmo ponto. Esta técnica consiste na descida de uma sonda, através do guincho até o fundo de um poço concluído recentemente. Ao subir, a sonda realiza medições nas paredes do poço, que podem ser de radioatividade, resistividade, magnética, sônica e outros. Após concluir este procedimento obtém-se um perfil geofísico do poço, com o resultado integrado de todas as sondas utilizadas.



  • GAMA NATURAL;
O método de Gama Natural é capaz de medir quantitativamente a radioatividade natural das rochas atravessadas por um poço de sondagem.

A sonda do gama natural é composta por um cintilômetro que realiza as medidas de radiação total das rochas. A sonda gamaespectrômetro permite medir a radiação dos canais de potássio, urânio e thório.

O perfil Gama é muito utilizado na caracterização litológica, definição de fração de argila no pacote sedimentar e correlação estratigráfica.



  • RESISTIVIDADE;
O método de Resistividade consiste em medir a variação de resistividade das rochas ao longo do poço. O sistema de medição se baseia em quatro eletrodos, sendo dois do circuito de transmissão de corrente e dois de medição do potencial elétrico. A penetração do método na parede do poço é uma função da distância entre os eletrodos. O método resistividade é muito usado em poços de petróleo e para águas subterrâneas, bem como para avalições de contaminações, auxiliando na caracterização da porosidade do meio, da qualidade da água subterrânea e na correlação estratigráfica.



  • POLARIZAÇÃO INDUZIDA;
O método de Polarização Induzida consiste em emitir uma corrente elétrica nas paredes do poço, polarizando a litologia do local, e em seguida interromper-se a corrente, medindo-se a queda do potencial elétrico das rochas. Os materiais com características de serem condutores elétricos como os metais, apresentam uma queda de potencial mais lenta do que os materiais não condutores. Assim é possível definir existência de minérios como ouro, cobre e outros.



  • SÔNICO;
O Sônico é um método utilizado para medir a diferença nos tempos de trânsito de uma onda mecânica através das rochas e também determinar a velocidade de propagação da onda nas rochas. O sônico pode ser utilizado para estimativas de porosidade, correlação poço a poço, estimativas de grau de compactação das rochas, estimativas das constantes elásticas, detecção de fraturas e apoio à sísmica para a elaboração de sismogramas sintéticos.



  • CALIPER;
O Caliper é um método capaz de medir o diâmetro do poço, sendo aplicável no calculo do volume do cimento para tampões ou cimentação do revestimento, apoio a operações de teste de formação, controle de qualidade de perfis e indicações das condições do poço em um determinado intervalo.



  • SUSCETIBILIDADE MAGNÉTICA;
O método de Suscetibilidade Magnética consiste em medir a susceptibilidade magnética das rochas atravessadas por um poço. A Susceptibilidade Magnética anômala pode indicar a presença de minerais magnéticos como magnetita, ilmenita e pirrotita, auxiliando na prospecção mineral. A perfilagem utiliza equipamentos do tipo fluxgate (campo total) e precessão nuclear (campo vertical) adaptado ao poço.



  • TEMPERATURA E CONDUTIVIDADE DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO;
O método Temperatura e Condutividade de Fluido de Perfuração; mede a variação da temperatura (-20°C a 80°C) e da condutividade (50 a 30000 µS/cm) do fluido ao longo do poço. Esta técnica é bastante aplicada em estudos para a área de águas subterrâneas, gradiente, geotécnica, intrusões de águas salinas, entre outras.



  • MEDIÇÃO DE DESVIO DE FURO DE SONDAGEM;
A medição de desvio do furo de sondagem visa determinar a inclinação e azimute do furo de sondagem, realizada através da utilização de ferramentas adequadas a este fim; por exemplo: a Peewee (Devico); indicada para furos sem revestimento metálico.

GALERIA
EQUIPAMENTOS AFC GEOFÍSICA
galeria de fotos equipamentos perfilagem geofísica de poços
finep
AFC Geofísica Ltda.
Av França, 1161 - Navegantes - Porto Alegre - CEP 90230-220 - Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: +55 51 3013.0024 / +55 51 3023.7450.
© 2013 - AFC Geofísica. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Zona do design