Sísmica de Refração
O método Sísmica de Refração usa a energia sísmica que retorna para a superfície após viajar através do solo ao longo das trajetórias dos raios refratados.
Normalmente utilizado para localizar superfícies refratoras, que separam camadas terrestres de diferentes impedâncias acústicas (velocidades sísmicas x densidades).
As informações são processadas por meio de softwares especializados, e os resultados, apresentados sob a forma de sismogramas ou seções sísmicas.
Sísmica de Reflexão
O método, Sísmica de Reflexão, usa os pulsos de energia sísmica refletidos pelas interfaces geológicas e registrados na superfície. Nesta técnica, obtêm-se os tempos de percurso medidos, resultando em estimativas de profundidade das interfaces das camadas.
Assim como na Sísmica de Refração, as informações são processadas por meio de softwares especializados, e os dados são apresentados sob a forma de sismogramas ou seções sísmicas.
Ensaios Cross-Hole, Down-Hole e Masw
O ensaio Cross-Hole consiste na geração de ondas sísmicas em um furo de sondagem e seu registro em um ou mais furos adjacentes. O objetivo deste procedimento é captar as ondas longitudinais e transversais que se propagam em subsuperfície sem que elas sofram os fenômenos de refração e reflexão, pois os mesmos podem mascarar os sinais de interesse. Os resultados obtidos permitem calcular os módulos de elasticidade das rochas, para serem utilizados no planejamento de fundações em projetos de engenharia.
O ensaio Down-Hole é utilizado para determinação da variação da velocidade da onda cisalhante in situ com a profundidade. Neste método é medido o tempo de trajetória das ondas entre a superfície e pontos no interior da massa de solo.
Neste estudo se faz necessário apenas um furo de sondagem ou o uso de uma ferramenta de penetração para a instalação do sensor no interior do solo. Do mesmo modo que o Cross-Hole, os resultados obtidos no ensaio Down-Hole permitem calcular os módulos de elasticidade das rochas, para serem utilizados no planejamento de fundações em projetos de engenharia.
O ensaio MASW é uma técnica nova de investigação de subsuperfície para geotecnia, que utiliza o registro das ondas de superfície, através do uso de geofones especiais, de modo a obter-se informações em 1D, 2D e 3D da variação da velocidade da onda S em função da profundidade, no local investigado. O ensaio é feito de forma rápida, sem necessidade de sondagens mecânicas e permite a obtenção dos módulos dinâmicos de elasticidade do meio, usando as ondas S definidas no ensaio MASW e ondas P definidas através de sísmica de refração convencional. Os resultados são usados em projetos de fundações de geradores eólicos e de outras obras de engenharia.
É um método bastante aplicado em áreas urbanas, devido a sua praticidade na etapa de aquisição dos dados e ao fato de que o que seria ruído na sísmica convencional pode ser usado como sinal no ensaio MASW.