Nossa História

Fundada no ano de 1997, em Porto Alegre, a AFC Geofísica inicia seus trabalhos prestando consultoria e serviços em geofísica, dedicando-se, principalmente, às áreas: ambiental, engenharia, arqueologia e prospecção de águas subterrâneas, na região sul do Brasil.

Em 2002, a partir do desenvolvimento de novos métodos de pesquisa, em conjunto com investimentos em tecnologia, a AFC Geofísica passa a atuar também na área da mineração, realizando trabalhos para avaliação de jazidas e prospecção de novos depósitos minerais, ampliando sua atuação em nível nacional.

Em 2003, iniciam os testes para a utilização de novos métodos geofísicos aplicados a dutos subaquáticos.

A partir de 2004, a AFC Geofísica estende sua atuação com serviços voltados a reservatórios (barragens), realizando pesquisas para inventários de anteprojeto, e monitoramento sismológico no pós-enchimento.

Os bons resultados nas pesquisas para mineração no Brasil possibilitaram a oportunidade de atuar no exterior – Gabão e Angola, na África – desde 2005.

Além disso, em 2006, a empresa dá início a trabalhos destinados à implantação, detecção e mapeamento de dutos em mar raso (pipeline shore approach).

Em 2007, desenvolve e iniciam os testes de um novo método aplicado à mineração, o “Imageamento por Polarização Induzida (ImIP)” que permitiu alcançar melhores resoluções em grandes profundidades.

Em 2010, adquire equipamentos e passa a desenvolver pesquisas por GPR – Ground Penetrating Radar. Além de iniciar a estruturação de seu sistema de Gestão da Qualidade, conforme as normas da ISO 9001:2008.

Em 2011 adquire sede própria e amplia seus investimentos em inovação criando a Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento Interno, buscando o melhoramento contínuo de seus métodos e processos.

Em 2012, investe na aquisição do sistema Logging System para Perfilagem de Poços, com método GAMA NATURAL, SÔNICO, CALIPER e RESISTIVIDADE; atendendo, com capacidade de investigação de até 1500 metros, projetos nas áreas: Mineração, Águas Subterrâneas, Meio Ambiente e Geotecnia. Neste ano, adquire também, a segunda sede da empresa, destinada a instalação dos processos Pesquisa e Desenvolvimento Interno.

Em 2013, passa a dispor de novas ferramentas de perfilagem geofísica: SUSCETIBILIDADE MAGNÉTICA, TEMPERATURA E CONDUTIVIDADE DE FLUÍDO e PERFURAÇÃO E MEDIÇÃO DE DESVIO DE FURO DE SONDAGEM, além de habilitarmos nossa equipe junto ao CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, para manejo de ferramentas que utilizam fontes radioativas, prevendo a disponibilização das sondas GAMA – GAMA (densidade) e NEUTRON, bem como ÓPTICO e ACÚSTICO para 2015.

Também, inclui neste mesmo ano em nosso escopo, um novo método de aquisição de dados: MASW – GEOFÍSICA URBANA PARA ENGENHARIA, aplicável com praticidade em áreas urbanas, com resultados de alta qualidade voltados principalmente para projetos de fundações de geradores eólicos e outras obras de engenharia.

Em 2014, obteve apoio do Finep para o desenvolvimento de um sistema inovador de aquisição e processamento de dados de Polarização Induzida.

Galeria de Fotos

Política Integrada de Gestão

Nós da AFC Geofísica Ltda. acreditamos que a busca da excelência em serviços geofísicos é a melhor forma de atender nossos Clientes.

Para tal, nos comprometemos com:

  • A ética em atender da melhor forma as necessidades do Cliente;
  • Bom relacionamento, respeito e cooperação com o Cliente, entre os Colaboradores e com as Comunidades em que se realizam os serviços de geofísica;
  • Melhoramento contínuo de nossos métodos e processos;
  • Preservação do meio ambiente, prevenção da poluição e prevenção de lesões e doenças ocupacionais;
  • Atendimento aos requisitos legais aplicáveis ao Sistema de Gestão Integrado e outros requisitos subscritos pela organização.